.
JUNTOS DE NOVO
Reuniram-se, na Fraternidade de N. S. dos Anjos em Setúbal, o Frei João Magalhães Gonçalves, o Frei João Dias Vicente e o Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho, após vários anos de afastamento. Ordenaram-se sacerdotes em 1963O João Magalhães, nasceu em Jou, concelho de Murça, distrito de Vila Real. Ordenado em 15 de Agosto, trabalhou primeiro em Lisboa, depois na Guiné, em Angola e em Moçambique, vivendo agora em Setúbal. Em Lisboa no Bairro Padre Cruz, na Guiné foi secretário do Perfeito Apostólico.
Partiu para Angola onde foi Capelão Militar. A 14 de Dezembro vai para Moçambique, sendo colocado na cidade da Beira como coadjutor da paróquia da Catedral, mais tarde colaborador das Rádio Pax e director do Internato “Lar D. Rafael”.
Em 1973 vai para Chimoio, para o Seminário de Santo António onde ensina Português.
Transitou para o Ensino Oficial de Moçambique em 1974 e, após a nacionalização do Ensino, vai leccionar na Escola de Regentes Agrícolas, Escola Joaquim Mara e na, então ainda denominada, Escola Baltazar Rebelo de Sousa.
Regressa a Portugal a 30 de Dezembro de 1976, sendo integrado no Ensino Oficial Português, sendo colocado na Póvoa de Varzim (1977), Vila Real, 1978.80), Setúbal (1980-2005) Reformou-se em Julho de 2005. Continua na Fraternidade de N. S. dos Anjos.
João Dias Vicente nasceu em Palhota, freguesia e concelho de Vila de Rei. Ordenado sacerdote em 21 de Julho de 1963, trabalhou em Lisboa, licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa (1965-70), foi Capelão Militar da Armada no Lago Niassa, em Moçambique (1970-72), professor e Vice-Mestre de Postulantes na Fraternidade Franciscana de Leiria (1973-75).
Em 11 de Novembro de 1975 partiu para a Missão Franciscana da Guiné-Bissau, onde ainda continua. Aí exerceu actividades pastorais nas paróquias da Catedral (Nossa Senhora da Candelária) e Bandim (1955-88). Foi Vigário Geral da Diocese de Bissau (1988-2000), participando nos momentos supremamente reconfortantes da visita do Papa João Paulo II, em 1990, mas também nas agruras e ansiedades da guerra civil (1998-99). No referente à vida Francisca foi Delegado do Ministro Geral da Ordem para a África Ocidental (1986-88) e de Dezembro de 2005 a Março de 2009, foi o primeiro Custódio da nova Custódia independente “S. Francisco de Assis” da Guiné-Bissau, envolvendo os frades italianos, guineenses e portugueses. Actualmente é Vigário dessa mesma Custódia e Mestre de professos temporários.
Valores em que acredita, valem a pena e pelos quais se bate:”os pobres também são gente”, “implantação do carisma franciscano (também na Guiné-Bissau) ”.
Qualidades e feitio. determinação e responsabilidade no que crê e faz.
Armindo Carvalho nasceu em Janardo, freguesia de Marrazes, concelho e distrito de Leiria, ordenado sacerdote em 21 de Julho de 1963, foi coadjutor na Freguesia de Carnide (Pontinha).
Em 18 de Dezembro de 1966, parte para as Missões de Moçambique, Inhambane, onde desenvolveu a maior parte do seu trabalho missionário, durante, aproximadamente 16 anos.
Em 1982 é nomeado pároco de Santo António da Polana e superior da Fraternidade Franciscana, onde se dedicou de alma e coração ao trabalho paroquial e missionário. Na Polana, a população europeia e, na periferia a população moçambicana mereceram-lhe o mesmo carinho e desvelo, cuidado e dedicação.
Perfil de simplicidade, bondade e disponibilidade e o condão de cativar religiosos e leigos ao serviço dos mais necessitados, no Caniço A, Caniço B S. Francisco e Costa do Sol.
Regressa definitivamente a Portugal em 2de Novembro de 2004.
Foi Reitor do Santuário de Santo António em Lisboa e actualmente trabalha no Convento de Santo António, em Torres Vedras.
.
A CAMINHO
“Eis que vos mando
como ovelhas para o meio de lobos!”
A galgar fronteiras
em mapas por inventar
sem colinas nem vales
a direito
mãos postas!
nas chagas
onde mais dói ao meu coração de Pai
...o caminho é longo
abri-me esses olhos
e o coração
ao cansaço de viver
à dor envergonhada
à esperança escorraçada
de tantos olhos enxutos
as lágrimas contidas, as chagas
e o cansaço
em verdade vos digo
são Meus!
Sem comentários:
Enviar um comentário